Agora que todos começamos a regressar à normalidade, os esforços para recuperar o que não fizemos, têm de ser ainda maiores. Não basta fazer como se fazia antes, temos de fazer mais e melhor, temos de aproveitar para nos reinventarmos.

 

A inspiração é sempre um ponto de partida importante para ganharmos fôlego para a nova etapa e neste período que vivemos, não nos faltam casos onde nos podemos inspirar. Temos empresas de calçado que agora fazem viseiras, empresas de confecção que fazem máscaras, empresas de automóveis a fazer ventiladores e restaurantes que vão manter o take-away como uma nova fonte de receitas. Há empresas que vendiam apenas em pequenos mercados e que de um dia para o outro fizeram lojas online e aderiram ao e-commerce.

 

“A necessidade aguça o engenho” e só há 2 caminhos a percorrer: ou fazemos tudo como fazíamos antes e corremos muitos riscos, ou aproveitamos a ocasião para mudar. Grande parte desta mudança, passa pela digitalização do seu negócio, por isso, sendo essa a nossa área, temos obrigação de no mínimo dar 7 dicas digitais para ajudar a retoma do seu negócio.

 

Aqui ficam elas:

 

  1. Adopte soluções Cloud — hoje ainda vemos alguns empresários receosos com a segurança, mas cada vez são mais soluções a prosperar e a dar provas que são mais seguras, ajustadas aos seus recursos financeiros, actualizadas e preparadas para o teletrabalho.

  2. Invista na mobilidade e trabalhe de forma colaborativa — há muitos colaboradores que têm telefone só para receber e fazer chamadas, quando na realidade o colaborador é uma parte fundamental na execução de um bom serviço. Engane-se quem pensa que o colaborador não sabe mexer num smartphone ou executar determinadas tarefas. Não se esqueça que a maioria deles tem página de Facebook e aprenderam facilmente a usá-la todos os dias. Envolva-os no processo de gestão, mande-lhes trabalho e informação pelo smartphone, de-lhes importância e responsabilidade.

  3. Invista de forma estruturada em sites e redes sociais — ter um bom site e redes sociais não é só para o outros, ou para quem vende umas coisas. Cada vez mais é fundamental apostar em meios de comunicação e venda online, mas faça-o sem deitar dinheiro à rua. Para ter resultados online, é preciso saber o que fazer, portanto invista num bom prestador de serviços nessa área ou em formação.

  4. Aposte num bom CRM — é impossível saber tudo sobre os seus Clientes na sua cabeça, ainda por cima ter informação de forma estruturada e organizada. Use uma plataforma de gestão de relacionamento com os seus Clientes, onde regista tudo o que faz, fala e transacciona com ele. Coloque a informação de forma organizada, para que possa ser mais fácil de procurar e trabalhar. Saiba quem não lhe compra há algum tempo, potenciais Clientes para novos tipos de serviços, contactos de toda a gente, gostos destas pessoas, o que falaram na última vez, o que costumam comprar e o que não compram… enfim, pense nisso e adapte às suas necessidades;

  5. Use e abuse do seu software de gestão — é recorrente irmos a empresas que têm aquilo que vulgarmente chamamos de software de facturação, mas que na realidade as pessoas o chamam dessa forma porque o usam apenas para fazer facturas. Muitos tem muitas mais funcionalidades, como a gestão de fornecedores, compras, tesouraria, etc. Não deposite a gestão do seu negócio no contabilista, chame até si a tarefa de gestor. Tenha nas suas mãos o seu negócio e se tem dificuldades nessa área, nada melhor do que se suportar no seu software de gestão. Peça ajuda e formação, para tirar mais proveito da ferramenta que está ao seu dispor.

  6. Aposte em sistemas de gestão operacional — se no caso anterior a grande maioria das empresas já tem um software, motivadas pela obrigatoriedade da facturação certificada, no caso da área operacional ou do tráfego, já não é bem assim. Está tudo suportado no telefone, email e papel, tornando o processo penoso de gerir, por ter muitas tarefas e por ter muita dependência das pessoas por quem passa essa informação. Organize todos esses processo adoptando uma plataforma de gestão, não imagina o quanto irá ganhar.

  7. Integre tudo isto e tire o máximo de proveito — hoje em dias as plataformas são capazes de interagir facilmente umas com as outras e se não forem capazes pense bem, pode ser um péssimo investimento. Invista em plataformas com APIs, Webservices e Plugins, que sejam capazes integrar tudo isto que acabámos de falar. Não complique, tenha uma única empresa, ágil e rápida a trabalhar para o mesmo fim.


 
No final de todos estes pontos, deve estar a pensar: vou precisar de imenso dinheiro para investir e de muito tempo para implementar. A boa notícia que tenho para si é que não! Na maior parte dos casos, há soluções gratuitas ou de custos extremamente reduzidos para responder a estas 7 propostas que aprestámos anteriormente, e mesmo que tenha de investir, normalmente o investimento é ajustado à sua realidade, sem grande trabalho e com um retorno facilmente alcançável, para não dizer em alguns casos directo.

 

Vai correr tudo bem!


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